Cuidados necessários ao pegar um Uber durante a pandemia

0
42
Cuidados necessários ao pegar um Uber durante a pandemia
Cuidados necessários ao pegar um Uber durante a pandemia

Quando a pandemia do Coronavírus foi decretada, muitas empresas precisaram trabalhar de portas fechadas ou paralisar suas atividades temporariamente. Motoristas que usam carros para uber viram o movimento de passageiros diminuir, especialmente aquele composto por jovens que iam aos bares e baladas das cidades.

De qualquer forma, o serviço não foi suspenso, já que algumas pessoas precisaram continuar a trabalhar fora e outras usam o Uber para voltar das compras do mercado. Os motoristas ainda tinham corridas, porém, estariam expostos ao risco de se contagiar com a doença.

Assim, foi preciso pensar na segurança dos passageiros e dos próprios motoristas, com medidas que pudessem permitir que continuem trabalhando sem colocar sua saúde em risco. E no caso dos passageiros, para que possam usar o aplicativo com segurança e sabendo que estão existindo cuidados na prevenção da Covid-19.

Por mais que algumas atividades de trabalho estejam sendo realizadas em sistema home office, pode ser necessário sair de casa e pegar um Uber pode ser prático. Confira, então, que cuidados você deve ter ao apostar no serviço durante a pandemia:

Peça para abrir as janelas

Especialmente nas cidades mais frias, é normal pedir ao motorista para fechar as janelas e ligar o ar-condicionado. No entanto, neste período, o melhor é evitar ao máximo essa situação.

Assim que entrar no carro, peça para abrir um pouco as janelas, de forma que o ar possa circular no veículo. Para não passar frio durante a viagem, aposte em se agasalhar melhor, já que também é uma maneira de manter a imunidade alta.

Os motoristas já estão sendo recomendados pelo próprio aplicativo a adotar essa mudança. Tanto que, assim que pegam um passageiro, não é necessário perguntar se preferem o ar-condicionado ou as janelas abertas. Inclusive, o melhor é que já dirijam com a janela aberta antes de começarem a fazer as corridas.

Leve seu álcool em gel

Enquanto estiver no carro, você não poderá lavar as mãos. Ainda assim, irá pegar em objetos, como o seu celular e terá que tocar na porta e no cinto de segurança. Para evitar qualquer problema, tenha o álcool em gel na bolsa. Passe nas mãos assim que se acomodar no veículo.

Pagou a corrida em dinheiro e recebeu troco? Assim que descer do carro, repita o processo de limpar as mãos com o álcool em gel.

Para os motoristas, a dica do álcool em gel também é importante, especialmente se trabalham com carros usados. É importante higienizar o veículo assim que deixa um passageiro.

Use máscara

Na maioria das cidades, a máscara se tornou um item obrigatório para quem precisa sair de casa, mesmo que em um trajeto menor. No caso dos aplicativos, tanto motorista quanto passageiro devem estar de máscara durante a corrida.

Você pode escolher entre a versão descartável ou de tecido, o mais importante é que se mantenha protegido enquanto estiver dentro do veículo.

Essa recomendação é importante, já que ficou comprovado que duas pessoas de máscara têm menores chances de contagiar uma a outra. Como a doença pode ser assintomática, é possível se sentir mais seguro ao usar este item.

Evite ficar mexendo em tudo

Você é aquela pessoa que durante a viagem não consegue ficar quieta e precisa ficar mexendo em tudo? Tente controlar as mãos durante a pandemia. Afinal, tudo que você toca pode estar contaminado ou – caso seja assintomático – você pode estar contaminando a superfície.

Evite mexer em seus objetos pessoais, tocar o rosto ou ficar mexendo na máscara. Também não pegue balas e só toque no carro onde for necessário (cinto de segurança, porta para abrir e fechar). Precisou mexer em algo? Limpe as mãos com álcool em gel logo em seguida.

Evite conversas desnecessárias

Algumas pessoas gostam de conversar bastante e – em outras épocas – sempre vinham puxando papo com o motorista. Agora, o melhor é evitar e conversar somente o necessário.

Você pode falar com o condutor sobre a rota da corrida e se ele poderia abrir mais a janela, por exemplo. De resto, fique quietinho durante todo o trajeto. Afinal, por mais que esteja de máscara, enquanto conversamos, pequenas gotículas de saliva são eliminadas.

Se você falar muito, precisará trocar a máscara em período inferior ao de 2h, já que ela ficará úmida em contato com seu rosto e perderá sua utilidade.

Prefira viajar sozinho

As viagens compartilhadas, conhecidas como Uber Juntos, já foram suspensas. Afinal, viajar com outras pessoas no mesmo carro pode ser um risco para você e para o motorista.

De qualquer forma, prefira sempre fazer a corrida sozinho. Evite levar amigos ou familiares junto, a não ser que seja realmente necessário. Assim, serão apenas duas pessoas no carro.

Sente-se no banco de trás

Uma regra bem importante de proteção contra a Covid-19 é ficar a mais de 1 metro de outra pessoa. Então, sempre que precisar de um Uber, seja um Onix ou qualquer outro modelo, lembre-se de sentar no banco de trás.

Preferencialmente não se sente atrás do banco do motorista, mas sim atrás do banco vazio do passageiro. Desta forma, mesmo dentro do carro há uma distância segura entre motorista e passageiro.

Prefira pagamento pelo aplicativo

A Uber oferece a opção de pagamento em dinheiro. Ainda assim, durante a pandemia o melhor é evitar ao máximo pegar em notas. Sempre que precisar pegar um Uber já programe o pagamento automático através do aplicativo. Isso pode ser feito com o cartão de crédito ou com o chamado crédito pré-pago para Uber.

Outros serviços de carona oferecem a opção de pagamento no cartão de débito, já no carro. Se você não tem cartão de crédito, prefira pagar desta forma.

Para manter o pagamento da corrida pelo aplicativo e evitar o uso de dinheiro, outra dica importante é a de comprar um cartão de crédito pré-pago. Você insere o saldo nele e pode usar sempre que precisar de um Uber.

Ao adotar todas essas medidas você poderá continuar usando os serviços da Uber, mesmo durante a pandemia. Ainda assim, lembre-se que a principal recomendação é permanecer em casa. Saia apenas se for realmente importe e não houver outra alternativa.

Fonte: https://www.techtudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here